sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Bactérias

Bactérias são organismos unicelulares de estrutura celular procarionte. As bactérias possuem um único cromossomo constituído por uma molécula de DNA cujas extremidades estão soldadas em bloco de proteína formando uma estrutura fechada, denominada nucleóide.
No cromossomo bacteriano encontram-se todos os genes necessários para a síntese de proteínas requeridas para as estruturas, metabolismo, reprodução e crescimento da bactéria.

Evolução

Evidências evolutivas demonstram que os procariotos foram os primeiros organismos a existir na Terra e podem ser os ancestrais de todas as formas de vida conhecidas no planeta. Registros fósseis indicam que os procariotos surgiram há mais de 3,5 bilhões de anos e que as primeiras células eucarióticas só apareceram há 2 bilhões de anos. Plantas e animais não somente evoluíram recentemente na história da Terra, como também evoluíram de microrganismos ancestrais.

Reprodução

A reprodução das bactérias é essencialmente assexuada e se dá pela duplicação de seu cromossomo e posterior divisão celular em processo denominado fissão binária.

Existem espécies de bactérias cujas células, quando sob condições ótimas de crescimento, dividem-se a cada 20 minutos. Por comparação, o tempo médio de reprodução na espécie humana é de 25 anos. Contudo, existem espécies de bactérias cujo tempo de geração é de algumas horas.

A maior vantagem de um tempo de reprodução tão rápido é que as bactérias podem evoluir muito rapidamente, sendo esta a razão do seu sucesso no mundo vivo. A evolução ocorre através de mutações genéticas que produzem variações na descendência de um organismo e o ambiente, pelo fenômeno da seleção natural, determina que mutações são vantajosas no sentido de aumentar suas chances de sobrevivência e de sucesso reprodutivo.

Devido a seus tempos de geração muito curtos, as bactérias podem testar bilhões de mutações em pequenos intervalos de tempo.

Apesar de reproduzirem-se assexuadamente, as bactérias possuem mecanismos de recombinação genética através dos fenômenos da conjugação bacteriana, transformação e transdução.

Nenhum comentário: