sábado, 15 de novembro de 2008

Fertilidade esclarecida
Um estudo relacionando o uso de celulares à infertilidade masculina, divulgado em junho, é mais uma das diversas afirmações com pouca base científica sobre fertilidade. Conheça as mais freqüentes.

1. Estresse pode provocar infertilidade
Não. Basta lembrarmos de casos em que houve estupro e gravidez.
Assim como a violência física, a psíquica parece influenciar pouco: mulheres que se submetem à fertilização in vitro apresentam bastante ansiedade e não deixam de engravidar por isso.
2. Útero retrovertido dificulta a gravidez
Isso pode ocorrer como conseqüência de cicatrizações pélvicas que aderem a ele e alteram sua posição natural. Estas cicatrizes ocorrem como seqüelas de inflamações internas dos genitais ou de endometriose (presença de endométrio, camada interna do útero, fora dele).
No caso da inflamação, é mais provável que a doença que tenha causado a retroversão esteja relacionada à redução da fertilidade. Se o útero sempre foi retrovertido, não há obstáculo.
3. A gravidez ocorre se houver relação sexual 14 dias após o início da menstruação
A ovulação tem mais chance de ocorrer no 14º dia antes da menstruação. Se a mulher tem ciclos menstruais irregulares, é pouco provável que acerte o dia.
Existem testes semelhantes aos de gravidez, que permitem verificar a qualidade do hormônio luteinizante (LH), que aumenta um dia antes da ovulação.
4. Meu marido e eu nunca tivemos doenças graves, portanto, podemos engravidar
A boa saúde aumenta a probabilidade de gravidez, embora haja relatos de gravidez de mulheres subnutridas.
Um casal tem problema de infertilidade se tiver relações sexuais perto da ovulação, sem contracepção, durante um ano e não conseguir gravidez.
O casal infértil dificilmente apresenta outra queixa além da ausência de gravidez.
5. Os tratamentos para infertilidade sempre produzem gêmeos
A maioria dos tratamentos para a infertilidade resulta em gravidez de um único feto. Entretanto, a probabilidade de gravidez múltipla é maior com tratamento do que naturalmente.
A taxa de gêmeos aumenta de 10 a 20%.
6. A ejaculação em grande quantidade aumenta a chance de gravidez
Não. O volume do líquido seminal é composto por secreções da próstata e de glândulas que despejam suas secreções na uretra durante a relação.
Os espermatozóides compõem cerca de 5% desse volume, que é mais reflexo da atividade das glândulas, do que da presença de gametas.
7. A gravidez acontece se a mulher tiver orgasmo
O orgasmo não está associado à probabilidade de gravidez, que pode acontecer mesmo nas relações sexuais sem orgasmo feminino.
8. A fertilização in vitro é o método mais adequado para obter a gravidez
A infertilidade é um problema médico, que necessita de diagnóstico e tratamento adequados.
Nos casos de apenas falta de ovulação, o problema pode ser resolvido com estimulação dos ovários.
Se os espermatozóides não conseguem penetrar no útero, a inseminação intra-uterina pode resultar em gravidez. Nesses casos, não há necessidade de fertilização in vitro.
Em pacientes com obstrução tubária ou com poucos espermatozóides, a fertilização in vitro será útil.
9. Na maioria das vezes a mulher é responsável pela infertilidade do casal
Em cerca de 20% dos casos, os problemas são do homem e da mulher ao mesmo tempo; nos outros 80%, a mulher e o homem respondem por metade.
10. A mulher com mais de 40 anos não consegue engravidar
O número de óvulos diminui com a idade e sua qualidade piora, o que reduz o potencial reprodutivo da mulher.
Mesmo dentro desta faixa etária, existe a probabilidade de gravidez em alguns casos, o que pode ser evidenciado por meio de diagnóstico adequado.

Nenhum comentário: