terça-feira, 18 de novembro de 2008


Fertilização e início do desenvolvimento do embrião do Cachorro
A ovulação ocorre 24 a 96 horas após o pico de LH, no segundo dia do estro. Os ovócitos liberados são imaturos e se encontram na primeira divisão da meiose, necessitando assim de, no mínimo, três dias para que se complete o processo de maturação no oviduto. A ovulação é um processo longo, ou seja, os ovócitos vão sendo liberados de forma gradativa e não de uma só vez, o que permite que eles maturem em períodos diferentes possibilitando a fertilização por espermatozóides de vários animais. Dessa forma, uma cadela pode gerar filhos de diferentes cães.
Os espermatozóides do cão são depositados no interior do útero e rapidamente percorrem todo o oviduto. Eles podem sobreviver no trato genital da fêmea por seis a sete dias e eles necessitam de um período de 7 horas para passarem pelo processo de capacitação e estarem aptos a penetrarem a zona pelúcida. O tempo que o óvulo permanece no oviduto e a longevidade dos espermatozóides sugere que um único acasalamento seja capaz de resultar em concepção. Além disso, os espermatozóides são capazes de penetrar no ovócito imaturo, aguardando a liberação do segundo corpúsculo polar e conseqüentemente a maturação deste. Com isso, ocorre a formação do pró-núcleo feminino e a fusão com o pró-núcleo masculino.
A fertilização se completa na secção média do oviduto, 24 a 48 horas após a ovulação, onde ocorre a união dos gametas masculino e feminino, formando o zigoto. Este entra em divisões mitóticas chamadas clivagens, iniciadas 72 horas após a ovulação, onde não há o aumento do citoplasma estando, portanto em taxa de crescimento negativo. Ocorre a formação da mórula (192 horas após), acumulando-se no segmento distal do oviduto, dependendo das secreções deste para se nutrir.
Inicia-se a blastulação que é a organização do blastocisto, contendo 32 a 64 células, que é formado pelos blatômeros, que adquiriram um formato de cunha e migraram para um dos pólos, pela blastocele que é uma cavidade preenchida por líquido e também pelo trofoblasto, que são células achatadas que migraram para o pólo oposto do blastocisto.
Inicia-se a glastulação, onde ocorrerá a diferenciação dos tecidos embrionários: ectoderma que originará a medula, o mesoderma que originará a musculatura e o endoderma que originará os órgãos.
Após essa etapa, a partir do 22º dia de gestação, começa o processo de morfogênese e histogênese que darão os esboços dos órgãos a serem formados, e é nesta fase que temos o início do embrião propriamente dito.
O ectoderma passará pelo processo de neurulação, originando a placa neural, que se divide em tubo neural, o esboço do SNC (encéfalo e medula espinhal) e à crista neural, que é o esboço do SNPeriférico (gânglios e nervos cranianos e espinhais).
O mesoderma passará pelo processo de metamerização formando os somitos (sistema muscular, ósseo, cartilagens, vértebras e costelas), o mesoderma intermediário (sistema urogenital) e mesoderma lateral que se divide em mesoderma lateral somática e esplâncnico (revestirão o corpo e as vísceras respectivamente).
O endoderma dará origem ao revestimento intestinal (sistema digestório) .

Nenhum comentário: