sábado, 15 de novembro de 2008

Sistemas Múltiplos de Memória

O cérebro humano tem uma notável plasticidade, a habilidade em ser modelado e modificado pelo crescimento de novas e mais complexas conexões entre células. Alguns neurônios desenvolvem até 50.000 conexões, um número espantoso quando consideramos que existe bilhões de neurônios no cérebro. A propriedade básica do córtex cerebral (as camadas externas nas convoluções cerebrais) é armazenar informação. Embora não entendemos exatamente como ocorre tal armazenamento, está claro que ele ocorre em múltiplas áreas corticais devotadas a diferentes tipos de memória. Algumas áreas se desenvolvem em sistemas de conhecimento que surgem das memórias lingüísticas, visuo-espaciais ou motoras. Outras regiões do cérebro armazenam informações a respeito de experiências emocionais, e, para unidades de memória maiores, tais como como completar um trabalho de casa, ou conseguir um emprego de professor. Portanto, aprendizado e memória não estão limitados a um único sistema neural ou processo. Existem múltiplos sistemas de memória, espalhados por diferentes áreas cerebraos, com conexões e vias que podem interconectá-las em distintos meios, variando até mesmo de individuo para individuo.
Como as habilidades de aprendizado e memória não estão geralmente desenvolvidas por completo em todas essas áreas, as abordagens educacionais que usam o conceito de sistemas de memória múltipla podem levar a um conhecimento mais profundo e com maior retenção. Por exemplo, materiais didáticos que usam analogias visuais e pessoais, esquemas visuais que mostram como conceitos verbais se relacionam espacialmente uns com os outros, e atividades que implementam passos de resolução de problemas, oferecem oportunidades para o envolvimento de sistemas múltiplos de memória. Estudantes que se demonstram fracos em um fluxo de processamento de memória, podem facilmente compensar isso quando outros modos de processamento estão disponíveis.

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