quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Embriologia
A maneira pela qual a célula formada pela união dos gametas, o zigoto, origina um animal multicelular, que pode ser constituído por até trilhões de células de centenas de tipos diferentes.Esse processo, chamado desenvolvimento embrionário, é o objetivo da Embriologia.
A primeira conceituação de desenvolvimento ocorreu no âmbito das ciências naturais, em meados do século XVIII, quando Caspas F. Wolff (1733-1734) definiu desenvolvimento embrionário como o crescimento alométrico até a forma apropriada do ser vivo.
Tipos de ovócitos
Os ovócitos se classificam de acordo com a quantidade de vitelo, ou seja, conjunto de substâncias nutritivas, que serviram de alimentos para os embriões que possui.

Óvulos Alécitos
São óvulos semelhantes aos oligolécitos, mas não possuem vitelo. Este tipo de óvulo ocorre na maioria dos mamíferos .
Óvulos Heterolécitos
São aqueles que apresentam vitelo concentrado no pólo vegetativo do óvulo. Esses tipos de óvulos são encontrados em peixes e anfíbios.
Óvulos Telolécitos
Com grande quantidade de vitelo ocupando quase todo o ovo, ficando o citoplasma e o núcleo reduzidos a uma pequena área, a cicatrícula ou disco germinativo, situado no pólo animal. Ocorrem em moluscos cefalópodes, alguns peixes, répteis, aves e mamíferos monotremados.
Óvulos Centrolécitos
São aqueles que apresentam o vitelo na região central do óvulo, ao redor do núcleo. Esses tipos de óvulos são encontrados em artrópodes, tais como os insetos, as aranhas e os crustáceos.
Segmentação ou clivagem
A célula-ovo (zigoto) sofre sucessivas divisões originando células menores chamadas blastômeros. A divisão da célula-ovo até a formação dos blastômeros recebe o nome de clivagem
Tipos de segmentação
Como nem todo ovo possui a mesma quantidade de vitelo, a divisão do ovo varia de um tipo para o outro ocorrendo as seguintes divisões:
Segmentação Holoblastica Total
·
Segmentação Holoblastica: Ocorre em ovos isoléctitos e heterolécitos. Embora apresentem o mesmo tipo de segmentação, esses ovos possuem uma diferente distribuição de vitelo, o que permite deduzir que a segmentação holoblástica é diferentes nestes dois tipos de ovos.
·
Segmentação Holoblastica Igual : É a segmentação que origina 8 (oito)blastômeros na terceira clivagem, do mesmo tamanhos. Ocorrem em ovos alécitos e em alguns oligolécitos.
O óvulo possui pequena quantidade de vitelo e por isso a clivagem ocorre por todo o ovo (holoblástica). Como o vitelo está distribuído de maneira homogênea a velocidade de clivagem será a mesma por todo o ovo, formando blastômeros de tamanhos semelhantes (iguais).
·
Segmentação holoblastica Desigual : É a segmentação que origina, com a terceira clivagem, blastômeros de tamanhos diferentes(Quatro menores). Os blastômeros pequenos recebem o nome de micrômeros que localizam-se no pólo animal e quatro maiores que recebem o nome de macrômeros. Localizam-se no pólo vegetativo, esse tipo de segmentação ocorre nos óvulos heterolécitos.
A segmentação continua sendo holoblástica, porém quando o vitelo está distribuído de maneira desigual, a velocidade de clivagem também será desigual. O pólo vegetativo divide-se mais lentamente formando blastômeros maiores. O pólo animal divide-se mais rapidamente formando blastômeros menores.
·
Segmentação holoblática subigual: É um tipo de segmentação desigual em que os blastômeros não diferem muito entre si quanto ao tamanho; ocorre em alguns ovos isolécitos.
Segmentação meroblástica
Nos ovos com bastante vitelo, como no caso dos telolécitos e centrolécitos,apenas o protoplasma se divide, de maneira que a segmentação do ovo é apenas parcial.
Distingue-se dois tipos...:
Meroblástica discoidal: É típico dos ovos telolécitos e atinge apenas o disco germinativo. Pode ser observada na evolução do ovo das aves.
Meroblástica superficial: Ocorre em ovos centrolécitos dos artrópodes

Nenhum comentário: