domingo, 9 de novembro de 2008


Gametogênese
Espermatogénese ou Espermatogênese é o processo de formação das células sexuais masculinas, os espermatozóides.
Oogénese, ovogénese, oogênese ou ovogênese, é o processo de formação das células sexuais femininas, os óvulos. No entanto nos Seres Humanos bem como na maioria dos mamíferos este processo só termina se após a ovulação ocorrer a fecundação do oócito II que se encontra em metafase II.

Espermatogênese
Nos machos, as CGPs (Células Germinativas Primordiais) transformam-se em espermatogónias diplóides, que graças às fases: multiplicação, crescimento, maturação e diferenciação (ou espermiogénese), vão dar origem aos espermatozóides haplóides que se vão acumulando no lúmen dos tubos seminíferos. O aparelho reprodutor masculino é formado pelos testículos, epidídimo, canal deferente e glândulas anexas. Os testículos são glândulas de dupla função: produzir espermatozóides e hormônio sexual masculino. Dentro dos testículos encontramos os túbulos seminíferos, no epitélio desses túbulos encontramos as espermatogônias, células que estão em constante proliferação e que se diferenciam em espermatócito de 1º ordem, de 2º ordem e em seguida entra em meiose resultando nas espermátides. As espermátides sofrem espermiogênese, espécie de diferenciação, um processo que as leva a dar origem aos espermatozóides. As modificações que ocorrem durante a espermiogênese são as seguintes: 1) O complexo de Golgi origina uma estrutura localizada na parte anterior da cabeça do espermatozóide denominado acrossoma que contém hialuronidase e outras proteases que têm função na penetração do espermatozóide no ovócito. 2) Um dos centríolos origina o flagelo do espermatozóide. 3) As mitocôndrias se localizam na base do flagelo para fornecer energia nos batimentos flagelares. 4) Ocorre extrusão do material citoplasmático.

Ovulogénese
Nas fêmeas, as CGPs (Células Germinativas Primordiais) transformam-se em oogónias diplóides, que graças às fases: multiplicação, crescimento e maturação, vão dar origem ao(s) óvulo(s) haplóide(s). Mas, no caso dos Seres Humanos bem como na maioria dos mamíferos este processo só termina se após a ovulação ocorrer a fecundação do ovócito II que se encontra em metafase II, caso contrario o processo não chega a ser concluído.

Nenhum comentário: