terça-feira, 11 de novembro de 2008


Macaco evoluiu mais que humano, diz estudo

DNA de chimpanzé indica que símio enfrentou mais seleção natural que o homem.Número de proteínas alteradas é 50% maior nos bichos, de acordo com análise.


Uma comparação genética abrangente entre o DNA do Homo sapiens e o dos chimpanzés sugere que quem evoluiu mais nos últimos milhões de anos foram eles, e não nós.
É bom esclarecer desde que o começo que a avaliação se refere a transformações no material genético de ambas as espécies; não tem nenhuma ligação com aspectos morais ou sociais que as pessoas às vezes associam à idéia de evolução.
Mesmo assim, a maioria dos cientistas considera que uma coisa é diretamente relevante para explicar a outra. Afinal, chimpanzés não falam nem constroem naves espaciais. Acreditava-se que esse abismo entre nós e eles poderia ser explicado por um conjunto de genes que se transformou rapidamente nos humanos - evoluiu, portanto - desde que nos separamos do ancestral comum que nos unia aos chimpanzés há cerca de 6 milhões de anos.
A história parecia fazer todo o sentido; afinal, entre todos os grandes macacos (que incluem, além de humanos e chimpanzés, os gorilas e os orangotangos), o homem é o que mais parece ter mudado ao longo do tempo.
Porém, cálculo indica que a evolução dos chimpanzés foi cerca de 50% mais veloz que a humana nesses 6 milhões de anos.

Nenhum comentário: