sexta-feira, 14 de novembro de 2008

A ANATOMIA DA REPRODUÇÂO

A gravidez evolui ao longo de 9 meses, durante o qual uma célula fecundada divide-se sucessivamente para acabar num ser humano com cerca de dez mil biliões de células.
Os sistemas de reprodução masculino e feminino complementam-se para criarem filhos, por reprodução sexual envolvendo gónadas, gâmetas e cópula.Gónadas são órgãos sexuais que produzem gâmetas:1. No homem, diariamente os testículos produzem centenas de milhões de espermatozóides, que aparecem ejaculados como um líquido translúcido, ao mesmo tempo escorregadio e meio viscoso, sob o nome vulgar de esperma ou sémen, ou que são absorvidos pelo organismo. (Pág. 4)2. Na mulher, os ovários produzem cada mês, e geralmente alternadamente, um único oócito II (também conhecido por óvulo) que, ou é fecundado pelo espermatozóide gerando um feto ou, caso contrário, é expelido no sangue menstrual. (Pág. 5)
Gametogénese é o processo usado na formação e desenvolvimento das células sexuais primordiais, ou gâmetas, que implica um tipo especial de divisão celular, a meiose.
Na divisão por mitose, há várias fases de divisão e fenómenos citoplásmicos e nucleares da célula mãe, dividindo-a em células gémeas, com 46 cromossomas cada. É a divisão celular mais vulgar no nosso corpo. Numa divisão por mitose, as células filhas são gémeas entre si e iguais à célula mãe que se dividiu nelas duas. Se tivermos uma gota de um líquido homogéneo e a dividirmos ao meio obtemos duas gotas quimicamente iguais à gota mãe: é uma imagem, simplicista, de mitose
Na divisão por meiose a célula mãe é dividida em duas células sexuais haplóides, isto é, células com 23 cromossomas em vez dos 46 encontrados originais, o que assegura que, durante a fecundação o número de cromossomas da espécie permaneça constante de geração para geração. Quando se dá uma meiose as duas células filhas são irmãs gémeas entre si mas não são idênticas à célula mãe que se dividiu nelas duas porque apenas têm metade dos seus cromossomas.

Nenhum comentário: