sexta-feira, 7 de novembro de 2008



Jacaré


Um réptil assustador

Os jacarés são répteis bem adaptados ao meio ambiente e dominam ainda hoje muitos habitats. Ao contrário do que se pensa, o jacaré não é lento. Se for melindrado ou estiver preste a dar o bote, adquire velocidade impressionante. Dentro da água, seu ataque é geralmente mortal, já que é um exímio nadador.


Reprodução

A reprodução nos jacarés, em geral, ocorre no período de julho a outubro. A maturidade sexual chega aos sete anos para a fêmea e para o macho aos dez.

Até entre estes poderosos répteis existe jogo de sedução. Ao entrar na água, o macho se põe a rodear a fêmea em círculos cada vez mais estreitos. O macho curva o corpo com a cauda por baixo da fêmea, para encostar sua cloaca na dela. Os dois emitem ruídos e conservam o focinho fora d’água. A cópula dura cerca de um minuto.

A postura coincide com o final da primavera e a fêmea chega a colocar de 20 a 40 ovos que ficam incubados entre 60 e 90 dias, dependendo da temperatura, eclodindo de janeiro a março.A incubação é feita pelo calor do sol e pela fermentação química dos produtos que são usados para a formação do ninho.

Os filhotes nascem com a aparência igual a dos pais, porém com apenas 25 cm de comprimento. Nesta fase, a alimentação é de insetos, sapos, ratos e peixes.A idade adulta chega aos três, quatro anos de idade, quando o jacaré mede aproximadamente 1,8 m de comprimento.


Origem e História
Os jacarés são descendentes dos primeiros répteis que habitavam o planeta há 230 milhões de anos. É por isso que se diz que ele é um animal pré-histórico. É parente, entre outros, do dinossauro.Atualmente, existem muitas espécies de jacarés espalhadas pelo continente americano. Só no Brasil, são cinco tipos diferentes, em várias regiões.

Nenhum comentário: