quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Infertilidade

A Infertilidade é a incapacidade do casal engravidar e ter um filho após um ano ou mais de relações sexuais regulares sem o uso de métodos contraceptivos, como camisinha, pílula, etc. Pode acometer tanto homens como mulheres e o tratamento a ser escolhido dependerá de cada caso, assim como a idade da mulher, da(s) causa(s) da infertilidade e das respostas a tratamentos anteriores. Infertilidade não é a mesma coisa que esterilidade. Cerca de 90% de todos os casos de infertilidade diagnosticados podem ser atribuídos a causas específicas, que permitem à maioria dos casais receber tratamento apropriado e conseguir engravidar. Infelizmente, as mais recentes estimativas indicam que a infertilidade está ocorrendo numa freqüência cada vez maior afetando cerca de 10-15% dos casais em idade reprodutiva.


Aproximadamente dois em cada dez casais têm dificuldade de engravidar. É muito importante que este casal procure assistência médica especializada. O médico que cuida destes casos é chamado de especialista em Reprodução Humana. Enquanto muitas pessoas associam a infertilidade às mulheres, ela de fato ocorre igualmente em homens e mulheres. Cerca de um terço de todos os casos podem ser atribuídos a fatores que envolvem as mulheres e um terço está associado a fatores masculinos. Os casos restantes são causados por uma combinação de problemas, envolvendo ambos os parceiros, ou não podem ser explicados.


Desta forma o primeiro passo do médico é realizar exames no casal procurando as causas da baixa fertilidade. Costuma-se chamar isto de Pesquisa Básica de Fertilidade.
É fundamental que os exames sejam feitos no casal. Tal fato se justifica por dois motivos: Primeiro pela oportunidade do especialista discutir o planejamento da pesquisa e depois o tratamento com o casal. Segundo pela possibilidade de ambos terem problemas de fertilidade.

Nenhum comentário: