![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjdyfeAqYSPVqoJdwLQG1jqUx1eKDoj12z6QKlaON33ESWg7NSDzR04t8-RVh4fc8c47YCfjAP-JLapnFYapKB6CAYMzwj1-2ek4-PVW9O3mQN1P9qZUIaJWs6F8e3KQiqleGIDSwk2J34/s320/embryo-im-amnion.jpg)
Desenvolvimento embrionário humano
O desenvolvimento humano inicia-se na fertilização, quando um espermatozóide se une a um ovócito para formar uma única célula: o zigoto. É a partir desta célula totipotente que o indivíduo se desenvolve. O zigoto, visível a olho nu é como um pequeno grão, pouco menor que o ponto final desta frase. Contém os cromossomas e os genes derivados da mãe e do pai. O zigoto unicelular divide-se muitas vezes e transforma-se, progressivamente, em um ser humano multicelular, através de divisão, migração, crescimento e diferenciação das células.
Embora o desenvolvimento se inicie na fertilização, os estágios e a duração da gestação descritos pelos obstetras são calculados a partir do último período menstrual (UPMN), ou idade gestacional. Já os embriologistas preferem calculá-la a partir da ovulação (idade de ovulação ou de concepção).
Nenhum comentário:
Postar um comentário